domingo, 14 de junho de 2009

Olha a bateria aí! (by Bray)

Olha ele aí!!

Demorou, mas chegou!! Tudo bem que são apenas 20 carros e 300 motos, mas temos que começar com alguma coisa , não é?! Ok, do que estou falando afinal, você deve estar se perguntando... pois logo respondo; é que o Brasil já possui seus primeiros veículos elétricos. Isso não é legal?! Pensem vocês que dentro de alguns anos poderemos comprar um e será uma medida interessante para diminuir drasticamente a emissão de CO2 na atmosfera. No entando estava aqui pensando em outro problema que teremos que resolver... diz respeito as baterias que, como todos devem saber, são feitas de compostos que não devem ser descartados no ambiente, coisa do tipo Lipo-Polímero, Chumbo-Ácido, Niquel-Cádmio, Níquel-Metal-Hidreto, etc. Qual delas será que é a mais eficiente para gerar energia?! Atenção professor Juliano de química... ajuda aí!!!
Voltando aos carros elétricos, a notícia na verdade comenta sobre o primeiro posto de gasolina, digo, eletroposto, que a Petrobras inaugurou no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. Em breve os indivíduos "com grana" no bolso poderão comprar os primeiros modelos elétricos que deverão chegar com um preço "salgadinho". Acreditam que o crescimento anual destes veículos será na casa de 50%... ahh se meu salário aumentasse assim também.

A notícia na íntegra você acompanha clicando aqui.

Rapidinhas...
Conta alta!!

Já imaginaram se agente tiver que carregar essas baterias em nossas casas?! Já pensaram no preço da energia elétrica aqui em MG... como diria um amigo... "daí eu sartei do jegue".

Enquanto isso...

A F1 já utiliza na atual temporada um dispositivo que reaproveita a energia cinética convertendo-a em energia elétrica que é armazenada em baterias e que depois serve para aumentar a potencia do carro em cerca de 70 cavalos por aproximadamente 6 segundos. É o tal do KERS (Kinetic Energy Recovery System). Professores de física, ajudem aí!!


É isso pessoal.

Abraço a todos.
Prof. Bray

4 comentários:

  1. E ai galera do CNS, e ai Braynner.
    Então, achei muito bacana a postagem sobre os veículos elétricos.
    Com certeza é uma alternativa para diminuição da emissão de gás carbônico (CO2)na atmosfera.
    Como bem sabem nossos alunos, uma reação de combustão completa é a reaçao com oxigênio liberando gás carbônico e água!!!. Logo se não são queimados combustíveis diminui-se a quantidade deste gás que contribui para o aumento do efeito estufa.
    Mas como bem colocou o prof. Braynner, as bateriais são feitas, na maioria das vezes, envolvendo metais pesados... então se salvamos por um lado temos outro problema de outro... o que fazer com as baterias quando essas não funcionarem mais??? Sobre este assunto há muitos estudos que apontam que a reciclagem destas baterias é uma solução perfeitamente viável.
    Há também os motores movidos a células de combustível que causam ainda menos impactos.
    E agora uma coisa muito interessante, o Prof. Braynner comentou sobre o abastecimentos destes veículos... li recentemente sobre uma rodovia em Israel que utiliza do efeito piezoelétrico (pessoal da física... HELP!!) para gerar energia. Muito bacana né? Vou postar alguns links no blog de Química para que todos possamos ficar mais sabidos no assunto....
    Abração a todos e parabéns prof. Braynner pela postagem

    ResponderExcluir
  2. Opa valeu demais pela ajuda e se precisar de um help lá na química é so dar o grito.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Bray...Parabéns pelo blog e pela interação das matérias. Achei interessante sabermos os aspectos químicos e biológicos de um mesmo assunto!Podendo até relacioná-lo a outros, como física.

    >.<

    Michele R. de Azevedo.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz de estar gostando Michele, este espaço é nosso e quando vocês participam ficamos mais felizes, pois assim sabemos que esta servindo a um propósito.

    Um beijão e participe mais!!

    Prof. Bray

    ResponderExcluir